Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

O curso de Pedagogia busca preparar um profissional:

Capaz tecnicamente e profundo conhecedor da realidade específica na qual atua e capaz de responder, na prática, às necessidades dessa realidade;
Eficaz e interessado socializador dos conhecimentos;
Capaz de resgatar a dignidade da criança como um ser integral, sujeito do seu processo histórico e de sua condição de cidadão.
Para atingir esses objetivos para o magistério na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar, o Professor deverá buscar na sua formação:

a articulação entre teoria e prática, valorizando o exercício da docência
a articulação entre áreas do conhecimento ou disciplinas
o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e na prática profissional
a ampliação dos horizontes culturais e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo.

Ato Autorizativo:

Portaria de Autorização nº 1.029, de 05 de dezembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 08 de dezembro de 2008.

Portaria de Reconhecimento nº 194, de 10 de maio de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 13 de maio de 2013.

Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 1093, de 24 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2015.

Renovação de Reconhecimento nº151, de  21 de junho de 2023,  publicada no Diário Oficial da União em 23 de junho de 2023.

Projeto Pedagógico do Curso

DOWNLOAD
Coordenação
Corpo Docente
Perfil do Egresso
Matriz Curricular
Video

Flávio Carlos Barro

Presidente

Juliano Bavaresco

Diretor

Emanuelly Casal Bortoluzzi

Coordenadora do Curso

O corpo docente proposto para o Curso é contratado sob o regime da CLT, mediante processo seletivo. A disponibilidade de professores habilitados para atuarem nos cursos faz parte não somente de um esforço contínuo, mas também da necessidade de oferecer um projeto educacional cada vez mais arrojado e dinâmico para a sociedade. Além da excelência acadêmica, o que se busca é a participação efetiva do docente na motivação do aluno à iniciativa prática acadêmica e em outras atividades concernentes ao Curso. Assim são instruídos os professores, para que sempre busquem e provoquem a ação acadêmica em novas ideias e na prática da habilitação pretendida.

Adriel Paulo Scolari

CURRÍCULO LATTES

Carla Luisa Vicenzi

CURRÍCULO LATTES

Celine Natali Daronch Tonial

CURRÍCULO LATTES

Emanuelly Casal Bortoluzzi

CURRÍCULO LATTES

Mariane Oliveira Bica

CURRÍCULO LATTES

Maria Dinorá Baccin de Lima

CURRÍCULO LATTES

Robledo Zuffo

CURRÍCULO LATTES

O egresso deve ser profundo conhecedor dos fundamentos da Educação e sua aplicação no cotidiano, zelando pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.

Um profissional que paute por princípios da ética democrática, orientando suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes, comprometido com os valores inspiradores da sociedade democrática.

Que participe coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, com plena compreensão do papel social da escola.

Um profissional capaz de relacionar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento. Com domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar.

Um egresso capaz de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem com pleno domínio pedagógico que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Um indivíduo capaz de utilizar as diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto da leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional.

Assim este egresso poderá atuar em espaços educativos que promovam a educação da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como Gestor Escolar, nas instituições públicas e privadas, formais e não formais. É importante observar que há falta de professores com a habilitação específica na região o que possibilita a inserção dos profissionais no mercado de trabalho.

Os egressos do Curso de Pedagogia podem atuar na docência em creches, pré-escolas e séries iniciais do Ensino Fundamental, e em outros ambientes onde ocorre o processo ensino/aprendizagem, a exemplo de hospitais, empresas e grupos comunitários. As pesquisas produzidas pelos acadêmicos contribuem para a revisão e superação de problemáticas do cotidiano escolar, possibilitando a produção de alternativas para a melhoria da qualidade de ensino.

Conceito: 3 (2014)

Primeiro Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Introdução ao Conhecimento Acadêmico e a Docência - Grupo 1
Introdução ao Conhecimento Acadêmico e à Docência
12
80
160
240
não
Introdução ao Conhecimento Acadêmico e a Docência - Grupo 1
Práticas Pedagógico-Profissionais I - Perspectivas Profissionais
4
0
80
80
não
Introdução ao Conhecimento Acadêmico e a Docência - Grupo 1
Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático I
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
21
80
340
420
Segundo Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Sujeito Cultura e Sociedade - Grupo 1
Sujeito, Cultura e Sociedade
12
80
160
240
não
Sujeito Cultura e Sociedade - Grupo 1
Práticas Pedagógico-Profissionais II - Diversidade e Multiculturalidade
4
0
80
80
não
Sujeito Cultura e Sociedade - Grupo 1
Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático II
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
21
80
340
420
Terceiro Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Processos de Ensino e Aprendizagem - Grupo II
Processos de Ensino e Aprendizagem
12
80
160
240
não
Processos de Ensino e Aprendizagem - Grupo II
Práticas Pedagógico-Profissionais III - Desafios Educacionais Contemporâneos
4
0
80
80
não
Processos de Ensino e Aprendizagem - Grupo II
Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático III
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
21
80
340
420
Quarto Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Práxis Pedagógica - Grupo II
Práxis Pedagógica
12
80
160
240
não
Práxis Pedagógica - Grupo II
Práticas Pedagógico-Profissionais IV - Pesquisa, Criação, Aplicação de Aulas
4
0
80
80
não
Práxis Pedagógica - Grupo II
Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático IV
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
21
80
340
420
Quinto Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Aprofundamento e Diversificação em Educação - Grupo II
Aprofundamento e Diversificação em Educação
12
80
160
240
não
Aprofundamento e Diversificação em Educação - Grupo II
Práticas Pedagógico-Profissionais V - Projeto de Extensão
4
0
80
80
não
Aprofundamento e Diversificação em Educação - Grupo II
Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático V
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
21
80
340
420
Sexto Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Política e Gestão em Educação - Grupo II
Aprofundamento e Diversificação em Educação II
12
80
160
240
não
Política e Gestão em Educação - Grupo II
Optativa I - grupo I
4
0
80
80
não
Política e Gestão em Educação - Grupo II
Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático VI
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
21
80
340
420
Sétimo Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Estudos Integradores I - Grupo III
Estágio Supervisionado I - Educação Infantil
10
0
200
200
não
Estudos Integradores I - Grupo III
Optativa II grupo II
4
0
80
80
não
Estudos Integradores I - Grupo III
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
19
0
380
380
Oitavo Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Estudos Integradores II - Grupo III
Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental
10
0
200
200
não
Estudos Integradores II - Grupo III
Trabalho de Conclusão de Curso
4
0
80
80
não
Atividades Complementares
1
0
20
20
não
Total
15
0
300
300
Totais de carga horária

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
%
Práticas Pedagógicas
20
0
400
400
13%
Componentes Curriculares Optativos
8
0
160
160
5%
Atividades Complementares
8
0
160
160
5%
Estágio Supervisionado
20
0
400
400
13%
Trabalho de Conclusão de Curso
4
0
80
80
3%
Componentes Curriculares Regulares
100
0
2000
2000
63%
Total
160
0
3200
3200
100%
Optativas

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Direitos Humanos e Cidadania
4
40
40
80
não
Educação Ambiental para Sustentabilidade
4
40
40
80
não
Empreendedorismo
4
40
40
80
não
Gestão de Pessoas
4
40
40
80
não
Marketing
4
40
40
80
não
Pedagogia Empresarial
4
40
40
80
não
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
4
40
40
80
não
Equoterapia
4
40
40
80
não
Pedagogia Hospitalar
4
40
40
80
não
Total
36
360
360
720