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PATP: uma ferramenta que integra teoria e prática no processo de aprendizagem
Ao adotar uma metodologia inovadora, a Faculdade IDEAU destaca-se como referência na área da educação, formando profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mundo real. A aprendizagem empregada permite integrar teoria e prática, tendo como principal estratégia o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP).
Esse trabalho é desenvolvido semestralmente e busca integrar as disciplinas de maneira interdisciplinar, com ênfase no aprendizado prático. Assim, ao encorajar o estudante a explorar diferentes perspectivas, questionar ideias e a buscar soluções inovadoras, permite o desenvolvimento de competências que vão além do eixo profissional, como criatividade, oratória, trabalho em equipe e tomada de decisões.
De 19 a 23 de junho, somente na unidade de Passo Fundo, cerca de 220 trabalhos foram apresentados para uma banca de professores, os quais abordaram diferentes temáticas, entre elas: manejo fitossanitário na cultura do feijão; avaliação da produção de aveia; acolhimento com pacientes do CEPsi; avaliação físico-motora e aplicação da Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) em pacientes com diversas disfunções; identificação de patologias estéticas faciais e corporais; análise da gestão da produção em indústrias de pequeno porte; responsabilidade social e os cálculos rescisórios; combate a violência contra a mulher; estatuto da criança e adolescente, entre outros.
Em um mundo em constante evolução, é fundamental que os métodos de ensino acompanhem essas transformações, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e tecnológicas. Camila Moro, acadêmica do quinto semestre do curso de Agronomia, destaca a importância do trabalho para a aquisição do conhecimento e progresso em diversos aspectos, inclusive, na escrita científica. “Facilita o desenvolvimento de propostas educativas interdisciplinares em sala de aula e amplia o leque de possibilidades, proporcionando informações e ações que vamos utilizar no dia a dia da nossa futura profissão. A cada semestre vemos nossa evolução e como pegamos jeito em assuntos que no início achávamos impossíveis”, comentou.
A coordenadora do curso de Psicologia, Ma. Mayara Galvan dos Santos, que esteve à frente dos trabalhos desenvolvidos no curso, aponta a importância dessa metodologia, sobretudo na troca de saberes entre estudantes e a comunidade. ”Acadêmicos experimentam uma atividade própria da profissão do psicólogo, bem como se colocam disponíveis para o atendimento da comunidade democratizando o acesso ao cuidado à saúde mental. Além da atividade prática, a organização dos grupos para a condução da pesquisa, a construção do artigo científico, e a apresentação à banca de professores e colegas são elementos fundamentais que agregam tanto a formação acadêmica, quanto à formação humana dos mesmos”, finalizou a professora.