Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
13 de Maio – Abolição da Escravatura
O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravatura. Isso aconteceu em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a “Lei Áurea”.
Desde o início da colonização Brasileira, não havia mão de obra suficiente para a realização dos trabalhos manuais. Assim os Portugueses tentaram utilizar da mão de obra indígena nas lavouras, mas não pode ser levado adiante porque os religiosos católicos se posicionaram em defesa dos índios.
A solução encontrada foi buscar essa mão de obra na África para submetê-los ao trabalho escravo. É nesse contexto que houve a entrada dos Africanos no Brasil.
Os negros eram transportados em porões dos navios negreiros em péssimas condições, e isso desencadeava a morte de muitos indivíduos durante a viajem.
Chegando a território Brasileiro, os que conseguiam desembarcar vivos, eram comercializados como verdadeiras mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho. E estes ainda os tratavam com violência e crueldade em suas possessões territoriais.
Apesar de ser uma sociedade escravocrata existiam pessoas contra a prática, porém eram a minoria e não tinham poder ou influência política alguma. Não podendo mudar a situação, que permaneceu por 300 anos, este foi um pilar importantíssimo na economia agrária brasileira.