Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicas de Pedagogia realizam visita técnica para analisar proposta pedagógica de origem alemã
Objetivando a produção de conhecimentos de forma práxiológica, bem como a aproximação e ambientação dos acadêmicos de espaços profissionais passíveis da atuação do pedagogo, o curso de Pedagogia realizou uma visita técnica à EMEI Toquinho de Gente.
Tal escola fora escolhida para essa atividade por desenvolver uma proposta pedagógica diferenciada e inédita na rede pública, tanto a nível municipal quanto estadual: a Pedagogia Waldorf. De origem alemã, a Pedagogia Waldorf está completando 100 anos. Nesse sentido, as escolas que abraçaram essa proposta pedagógica, em todo o mundo, estão promovendo atividades comemorativas em alusão a data. Assim, a EMEI Toquinho de Gente tem realizado diversas edições do evento “Portas Abertas”, no qual recepciona os interessados pela pedagogia com palestras formativas, vivências realizadas pelas crianças, bem como visitação aos espaços da escola que, por sua vez, contemplam uma organização diferenciada: brinquedos heurísticos, mobiliários e materiais pedagógicos adaptados e prioritariamente produzidos madeira e/ou outros elementos naturais (a exemplo: carrinhos e cavalinhos de madeira, giz de cera de mel, tintas naturais, bonecas feitas de tecido e sementes).
A vista técnica realizada pelo Curso de Pedagogia à EMEI Toquinho de Gente não só possibilitou que os acadêmicos se apropriassem da dinâmica organizacional e de trabalho de uma escola de educação infantil, mas também de conhecimentos pedagógicos importantes para a promoção de uma educação de qualidade para as crianças dessa etapa da educação básica.
Em um primeiro momento as acadêmicas participaram de uma palestra formativa com a assessora da EMEI, a pedagoga Sandra Beck, (membro fundador da Escola Waldorf Anabá – Florianópolis – SC, uma das escolas pioneiras da Pedagogia Waldof no Brasil) que teve como pauta a Pedagogia, bem como o desenho infantil da perspectiva Waldorf. Após, puderam analisar as vivências gráficas das crianças, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.