Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos acompanham o processo de preparo da formulação ao procedimento estético
Na última sexta-feira, 16, os acadêmicos do VIII semestre do curso de Farmácia e IV semestre de Estética e Cosmética da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, participaram de uma aula multidisciplinar, com o objetivo de promover experiências acadêmico-profissionais em um ambiente de atuação comum nas duas áreas: a estética. A ação contempla a disciplina de Tecnologia dos Cosméticos e Tratamento Corporal, respectivamente.
No laboratório, os estudantes de Farmácia instruíram os demais alunos a efetuarem o preparo da formulação de hidrogel aditivada com cafeína. Em seguida, utilizando pele de porco, realizaram um estudo in vitro da composição da pele e suas camadas, a fim de compreender o comportamento em cada categoria.
Por fim, os professores Carlos Henrique Blum da Silva e Camila Collazo, participaram como voluntários na investigação do efeito na lipólise, a partir da associação da formulação com o procedimento de ultrassom. Para isso, uma amostra de sangue de cada voluntário foi coletada antes da intervenção, e após foram submetidos ao ultrassom, sendo que um deles também recebeu o hidrogel com cafeína. Posteriormente, uma nova amostra de sangue foi coletada, as quais, juntamente com as anteriores, foram usadas para verificar os níveis de triglicerídeos, com o propósito de identificar se as intervenções realizadas teriam ou não algum impacto neste marcador.
A iniciativa, que desafiava cada turma a apresentar seu domínio conceitual e teórico, colocou os acadêmicos no centro do processo de aprendizagem, uma vez que estimulou o protagonismo diante das ações. Aliado a isso, também apresentou o trabalho multidisciplinar, que contempla as diferentes profissões na prestação de serviços para a comunidade. “Desafiar os alunos a enxergar todo o processo em uma determinada temática foi o raciocínio que utilizamos para compor o roteiro desenvolvido. Essas aulas, de cunho bastante prático, aproximam os alunos da prática profissional, na qual deverão ter responsabilidade e domínio dos conceitos e procedimentos”, explicou o professor do curso de Farmácia, Dr. Marcel Henrique Marcondes Sari.
Na área da Estética, a professora Ma. Nelissandra Scorsato, também destacou a importância da atividade para os discentes do curso. “Foi uma oportunidade para conhecermos como é realizada a formulação dos ativos que utilizamos durante os procedimentos estéticos, além de atender a prática multidisciplinar”, afirmou.