Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Agronomia testam índice de rancidez em produtos de origem vegetal

Os acadêmicos do IX nível do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU- campus Passo Fundo, durante uma aula prática da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, ministrada pela professora Dra. Fabiola Stockmans De Nardi, testaram o índice de peróxido em diferentes óleos de origem vegetal. O experimento foi realizado no Laboratório de Fitoquímica e Fitopatologia do curso, com óleos usados e não usados.
Os óleos e gorduras são constituintes importantes de uma grande quantidade de produtos alimentícios, porém, ao mesmo tempo em que contribuem para o sabor e outras funcionalidades, também podem causar a sua deterioração, impactando na vida útil do produto. Assim, através da testagem do índice de peróxido é possível verificar o valor referente a rancidez oxidativa do alimento, o qual determina seu estado de conservação.
O acadêmico, ao comparar os diferentes óleos, por meio da execução do protocolo, consegue identificar as transformações bioquímicas nos produtos alimentícios de origem vegetal, bem como suas causas e formas de prevenção. Com isso, é possível “apontar métodos de conservação (embalagens, temperatura, usos) que prolonguem a vida de prateleira desses produtos. Além disso, ao verificar os resultados, consegue analisar e correlacionar os processos de transformação, com aspectos relacionados à produção dessas espécies”, explica Fabiola.