Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Farmácia e Biomedicina participam do Programa Bairro a Bairro
De maio a julho deste ano, os cursos de Farmácia e Biomedicina da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, participaram do “Programa Prefeitura Bairro a Bairro”, promovido pelo poder executivo do município. A iniciativa visa levar os mais diversos serviços às comunidades, com isso, a IDEAU contribuiu com a oferta de serviços como verificação de pressão arterial (PA) e de glicemia. Os pacientes atendidos também foram orientados quanto aos problemas relacionados com a hipertensão arterial e o diabetes, doenças crônicas causadas pelo aumento desses dois parâmetros, respectivamente, e quanto ao uso de medicamentos.
Ao longo deste período foi visitado o Hospital Beneficente Dr. César Santos, Parque da Gare, Bairro Ipiranga e Bairro Planaltina, onde os estudantes realizaram uma conversa rápida com os usuários participantes, sendo entregue uma caixinha ilustrativa de medicamento contendo folder com informações referentes ao uso de antibióticos e insulinas, armazenamento e descarte de medicamentos.
A ação, além de promover a integração dos alunos com a comunidade, também visa alertar a população quanto ao uso racional de medicamentos, proporcionando, assim, a educação e a promoção da saúde. “A IDEAU é uma Instituição de Ensino Superior que tem em sua essência o caráter prático do processo ensino- aprendizagem, colocando o estudante no centro do processo. Desde o primeiro semestre do curso, os acadêmicos de Biomedicina e Farmácia vivenciam na prática as atividades profissionais, além de colaborar ativamente na construção de um sistema público de saúde de qualidade para a população”, destacou o coordenador dos cursos, Dr. Carlos Henrique Blum da Silva.
A participação no programa, segundo Karini da Rosa, fortalece a articulação entre a gestão municipal de saúde e a Instituição. “Contribui significativamente na educação e promoção da saúde da população, assim como no aprendizado do aluno frente a atividades desenvolvidas na comunidade”, finalizou a professora.