Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Fisioterapia discutem sobre o uso de cigarros eletrônicos
Ao longo dos meses de agosto e setembro, os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, estão desenvolvendo ações referente a campanha Agosto Branco, que busca conscientizar e prevenir o câncer de pulmão. A atividade faz parte da disciplina de Fisioterapia Oncológica, ministrada pela professora Dr. Laís Rodrigues Gerzson.
Com o objetivo de construir o conhecimento sobre as bases fisiológicas, clínicas diagnósticas e terapêuticas, bem como a importância da atuação interdisciplinar e humanizada no processo de reabilitação de pacientes oncológicos, os estudantes foram desafiados a realizarem um seminário sobre os tipos de câncer e a atuação do fisioterapeuta nesses casos.
Entre as tipologias mais comuns está o câncer de pulmões, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi responsável pela morte de mais de 28 mil pessoas no Brasil em 2020. Sendo assim, ao longo da atividade foi abordado o uso do cigarro eletrônico, VAPE, popular entre os mais jovens, e que apresenta altos índices de nicotina e outras substâncias, gerando problemas graves de saúde, como doenças pulmonares e dependência química, conforme sugerem estudos.
“Embora estejamos em setembro, nunca é tarde em frisar a importância da conscientização do Agosto Branco, pois falar sobre saúde, sobre o câncer de pulmão, é estar em alerta! Um dos motivos dessa conscientização é buscar informar sobre os reais prejuízos à saúde da população com o uso do dispositivo elétrico de fumar, pois o número de usuários tem sido elevado nas últimas estatísticas”, destacou Laís.