Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Fisioterapia realizam atividades na Escola Jardim América

No mês de abril, os acadêmicos do nono semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, Anderson Matheus Girardi, Carolaine de Quadros Cirino, Marcelo Aloysio Baumgratz Mendes e Maria Eduarda Schimanko, estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim América realizando atividades com os estudantes do 1º ao 4º ano, sob supervisão da fisioterapeuta e preceptora Fernanda Pagliarini.
A ação, promovida através do Programa Saúde na Escola (PSE) e intermediada pela Unidade Básica de Saúde Jardim América, na qual os acadêmicos realizam o estágio supervisionado, levou para as crianças atividades e reflexões que abordaram a temática “atividade física”. A iniciativa foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro com estudantes do 1º e 2º ano e, posteriormente, com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental.
Na oportunidade, os acadêmicos conversaram com os alunos sobre a visão que cada um tem sobre atividade física. Após a discussão, aplicaram alguns conceitos na prática, através de alongamento e brincadeiras, visando otimizar a motricidade global, equilíbrio e tempo de reação.
O programa, que busca trazer ações e estratégias de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, está alinhado com a proposta de formação oferecida pela IDEAU. “A participação em atividades como esta é de suma importância para a vivência acadêmica de nossos alunos, pois oportuniza a prática fisioterapêutica no ambiente escolar, aproximando-os da comunidade. Isso também vem ao encontro do nosso compromisso como Instituição de Ensino, que visa preparar profissionais altamente qualificados e competentes para atuar no mercado de trabalho, capazes de compreender e suprir as demandas sociais”, destacou a coordenadora do curso, Camila Collazo.