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INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

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04/09/2023
Graduação

Acadêmicos de Pedagogia e Educação Física desenvolvem atividades no programa PIBID

A Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, iniciou, ao final do ano de 2022, o convênio entre Capes-IDEAU/PF e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o qual envolve 24 bolsistas voluntários dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Educação Física, coordenadores e supervisores, divididos em três escolas da rede Pública Municipal de Ensino de Passo Fundo.

O Programa, marcado pela inserção do aluno, futuro professor, na escola desde o início do curso, objetiva qualificar a formação por meio do desenvolvimento de atividades pedagógicas, proporcionando vivenciar a sala de aula, o desenvolvimento de projetos criativos, inovações didáticas e fomentar a interdisciplinaridade. As ações são orientadas pela coordenação geral da professora Ma. Maria Dinorá Baccin de Lima e sob supervisão das docentes das escolas conveniadas.

Atualmente, vários projetos são desenvolvidos, dentre os quais ‘Exploradores de Letras e Movimentos’, onde são contempladas as turmas de 1º a 5ºano da EMEF Coronel Sebastião Rocha, sob a supervisão da professora Luciane Ribeiro. O projeto visa superar as dificuldades na alfabetização, agregando a ludicidade, o que permite às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar e estimar, ao mesmo tempo em que desenvolvem a atenção, concentração, melhorando, assim, a expressão corporal e a postura.

Na EMEF Guaracy Barroso Marinho, sob a supervisão das professoras Maria Elisabete do Amaral Lima e Me. Carla Luisa Vicenzi, é desenvolvido o projeto ‘Alfabetização e a construção da identidade’ nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, objetivando o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. Trata-se de experiências peculiares e interligadas entre si. Neste caso, o aluno que está desenvolvendo em termos de leitura e escrita e os acadêmicos (facilitadores desse processo) que estão colocando em prática os conhecimentos interdisciplinares adquiridos e aplicáveis à realidade desses alunos. Além disso, o projeto está contribuindo também na construção da identidade desses aprendizes.

Na mesma direção, a EMEF Urbano Ribas, contando com a supervisão de Juliana Vanini Sangalli, é desenvolvido o Projeto ‘Leitura e Movimento’ com os alunos com baixo rendimento escolar do 1° aos 5° ano, para que consigam superar suas dificuldades e avançar no aprendizado através de histórias, teatros, atividades lúdicas diversificadas e atividades físicas, além de incentivar a leitura e a contação de histórias.

A presença do PIBID tem oportunizado o compartilhamento das experiências vividas nas escolas, como na elaboração de propostas pedagógicas e implementação no futuro campo de trabalho. O Projeto tem aproximado a Instituição das escolas, criando muitas possibilidades, tanto de atuação quanto sobre o repensar do fazer docente, inclusive dentro da própria IDEAU. O pibidiano Mikail, acadêmico do curso de Pedagogia, pontua que a sua experiência no programa trouxe para seu processo de formação a materialização de um sonho e que “ao falar da educação, considerando a relação existente entre a família, escola e sociedade, é fundamental para o desenvolvimento integral de um sujeito, principalmente nos dias atuais – os de sociedades letradas. Antes, requer necessariamente a aquisição da leitura e escrita, considerando o seu processo e a realidade concreta em que os sujeitos se encontram”, destacou.

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