Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Coordenador do Curso de Agronomia da IDEAU participa de evento na Argentina
Os trabalhos defendidos pelo docente tiveram os seguintes títulos: O debate “agricultura familiar versus agronegócio”: ideologização de conceitos; e Estrutura de Mercado – Conduta dos Agentes – Governança nas Transações: modelo de análise para a cadeia produtiva do leite. No primeiro trabalho, no qual o docente foi o autor principal e teve como co-autora sua colega de doutorado a Me. Raquel Breitenbach é defendido o termo agronegócio como um conceito e se faz uma análise crítica dos intelectuais orgânicos que debatem o tema em relação à agricultura familiar como uma falsa dicotomia e o revestem de argumentos científicos para a defesa de ideologias. No segundo trabalho, no qual foi co-autor junto com o professor Dr. Renato Santos de Souza e teve como autora principal a doutoranda Me. Raquel Breitenbach foi apresentado o modelo de análise da tese da referida autora no qual o professor Alexandre teve algumas contribuições.
Sobre o primeiro trabalho o docente afirma que se esperavam debates acerca do tema – o que veio a acontecer -, porém, foi obtida uma aceitação por parte da academia Argentina, haja vista que as discussões também se formatam no país vizinho. Em relação ao segundo trabalho, o professor argumenta que “é muito importante que o modelo de análise proposto por uma tese passe pelo julgamento da comunidade científica, e, no caso do referido trabalho, a aceitação foi positiva – o que é um indicativo de uma boa tese a ser defendida pela colega”. Analisando o evento como um todo, o professor Alexandre da Silva assevera que é inconteste o ganho e a importância de se participar de eventos internacionais, pois “as trocas de experiências e debates gerados pelos trabalhos fazem com que tenhamos acréscimos importantes como agentes constituintes da academia – ainda mais nesse que vem se firmando como um dos principais eventos sul americanos”, completa o professor.