Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Coordenador IDEAU publica capítulo em livro
De acordo com o professor, a Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, têm se mostrado como uma alternativa de cuida em evidência. “Vários são os motivos que levam as famílias a buscar essa alternativa para cuidar melhor de seu ente (idosos), dentre eles destacam a oportunidade de tratamento adequado, qualidade no cuidado realizado, falta de disponibilidade de cuidadores”, disse Marcos. Quais sejam os determinantes há um consenso de que as doenças crônicas incapacitantes são decisivas para a institucionalização da pessoa idosa.
O cuidado do idoso institucionalizado requer uma equipe de profissionais capacitados que compreendam o envelhecimento como processo e a velhice como uma fase do ciclo vital. “Tal compreensão implica em ter discernimento que as doenças crônicas surgem e aumentam o uso de medicação”, explica Marcos. Nesse contexto, esclarece o professor, a atuação do profissional de enfermagem requer conhecimento de farmacologia aplicado na gerontologia, pois dentro das peculiaridades do idoso institucionalizado a necessidade de uma avalição criteriosa e acompanhamento regular da evolução do idoso com o uso racional da medicação.