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Curso de Agronomia da IDEAU completa 9 anos de história
O curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, completa nove anos de atuação neste mês. Uma trajetória que tem colocado a Instituição como referência no ensino, na pesquisa e na extensão. Prova disso está na excelente colocação dos egressos diante o mercado de trabalho, seja para aqueles que optaram por seguir a área da indústria, assistência, pesquisa ou até mesmo empreender.
Ao longo dessa quase uma década, mais de 250 profissionais já se formaram, e tantos outros estão em processo de formação. Assim, a região tem recebido semestralmente novos engenheiros agrônomos para atuarem com excelência, desenvolvendo a agricultura com ética e responsabilidade social. O egresso Grégori Nadal, por exemplo, iniciou o curso com o objetivo de agregar conhecimento e aplicá-lo na propriedade, investindo, principalmente, no cultivo de olerícolas. “Eu era um pequeno produtor quando eu comecei a graduação e, ao longo dos estudos, procurei melhorar aquilo que eu já trabalhava, seguindo os passos do meu pai que é agricultor e do meu irmão que é Agrônomo”, relembrou.
A qualidade do curso se dá em decorrência do corpo docente altamente qualificado, todos mestres e doutores. Os professores possuem experiência profissional e conseguem aplicar na prática, através das metodologias ativas, todos os conhecimentos teóricos, oportunizando uma formação técnica de qualidade e até mesmo servindo de inspiração. “Eu sempre tive um apreço muito grande pelos meus professores, e é uma carreira que eu quero seguir. Por isso, depois que me formei vi que tinha processo seletivo para mestrado aberto, me inscrevi e consegui bolsa de estudos. Quero contribuir com a formação de novos profissionais, assim como muitos já me ajudaram até aqui”, contou João Muller, egresso da turma 2017/1.
A boa referência dos docentes, juntamente com o exemplo da mãe, que também é professora, fez com que Henrique Brugnera, egresso da turma 2016/1, também seguisse os estudos após formado. “Desde de que eu ingressei na faculdade, sempre tive vontade de seguir na área acadêmica, então, ao concluir a graduação já iniciei o mestrado em herbologia, e, um dia quem sabe, começar a lecionar”, comentou. Junto a isso, o curso também se diferencia pela metodologia, a qual prevê o desenvolvimento de projetos, onde os acadêmicos entram em contato com o dia a dia da profissão desde o primeiro semestre, contribuindo para a experiência profissional. “Entendo que a teoria é fundamental, porém a vivência é o elemento que dará ao acadêmico e/ou formado a capacidade de solucionar problemas rapidamente no mercado de trabalho, e isso sem dúvida é o diferencial dos egressos da IDEAU”, enfatizou a coordenadora do curso, professora Dra. Katia Trevizan.
Ensino noturno
A faculdade IDEAU torna possível o sonho do ensino superior e de qualificação profissional para muitas pessoas, uma vez que possui como característica os cursos no período noturno, atendendo a demanda de alunos que trabalham durante o dia ou presenciam se deslocar de outros municípios. “O ensino noturno gerou a possibilidade de eu trabalhar, agregar conhecimento, e ainda pagar os meus estudos”, destacou João.
Infraestrutura
Com uma infraestrutura diferenciada, para as atividades práticas do curso é disponibilizado laboratório de: práticas paisagísticas, desenho, fitoquímica e fitopatologia, horticultura, microbiologia, macroscopia , microscopia, química e bioquímica, topografia e informática; horta escola, com sistema de irrigação automatizada; casa de vegetação, com bancadas e sistema de irrigação automatizada; e fazenda escola, que conta com área experimental, pomar com ampla diversidade de espécies, galpão de máquinas e equipamentos agrícolas.
Conhecimento, amizade e parceria
A diversidade dentro da sala de aula garante a troca de experiências em diferentes níveis e, ao mesmo tempo, garante uma formação mais plural. “A nossa turma era bastante diversificada, tinha técnicos agrícolas, agricultores, diferentes idades, mas ao mesmo tempo com objetivos bem parecidos, isso criava uma harmonia no momento da aprendizagem, e cada um contribuía com o conhecimento que já tinha”, comenta Henrique.
O protagonismo do aluno parte da perspectiva de que o ensino é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e a aprender, assim, o estudante assume uma posição mais ativa no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo diferentes habilidades. “Quando debatíamos na sala de aula sobre um assunto, todo mundo dominava, porque eram pessoas com algum vínculo na agricultura e estavam ali com o mesmo objetivo. Posso afirmar que isso garantiu não apenas o conhecimento teórico, mas também o compartilhamento de experiências e momentos marcantes para a formação enquanto indivíduo”, complementou Gregóri.
Além do conhecimento, o tempo de graduação também proporciona o surgimento de novas amizades e vínculos que seguem fortes até mesmo após a colação de grau. “Ao longo da jornada a gente vê a possibilidade de outros caminhos, adquire experiências e, principalmente, o que mais marca, são as amizades que a gente cria com os colegas, professores e funcionários. Com alguns é uma parceria que quero levar para a vida toda’, concluiu João.