Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Curso de Agronomia realizará viagem técnica de 1.700km para estudar solos do Rio Grande do Sul
O curso de Agronomia realizará, entre os dias 23 e 25 de abril, viagem técnica de 1.700 km para as quatro regiões do Estado do Rio Grande do Sul (Alto Jacuí, Central, Campanha e Missões), que proporcionará aos acadêmicos do curso o contato com as principais classes de solos ocorrentes nestas regiões, sendo observadas as características geológicas, ambientais, as principais características morfológicas e suas implicações no uso agrícola, os acadêmicos observarão aspectos de aptidão e uso dos solos com foco para uso agrícola como profundidade efetiva de raízes, declividade do relevo, pedregosidade, drenagem, risco de erosão e estágio de degradação dos solos.
A viagem técnica, organizada pelo professor Ernane Pfüller, Coordenador do curso e o acadêmico Jorge Matos, e acompanhada pelas professoras Elisandra Urio e Paloma Sexto. Está se tornando tradicional para o curso de Agronomia da Instituição e busca integrar os conhecimentos das disciplinas de Morfologia e Gênese do Solo, Classificação de Solos e Fertilidade dos Solos.
Segundo o Coordenador do Curso, “as viagens tem permitido que os acadêmicos consigam associar melhor os conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula com aspectos da classificação dos diferentes tipos de classes de solos presentes nas regiões visitadas; propicia que os acadêmicos tenham a oportunidade de observar a classificação e leitura dos diferentes tipos de perfis de solos em diferentes regiões do Estado do RS e a identificação a campo da aptidão e uso agrícola dos solos visitados e ainda é uma oportunidade dos mesmos coletarem material didático para os laboratórios da Instituição”.