Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Curso de Ginecologia Básica e Inseminação Artificial em Bovinos da IDEAU capacita estudantes
Com o objetivo de levar conhecimento e formação aos acadêmicos da área das ciências agrárias e produtores da região, o Centro Universitário IDEAU realizou entre os dias 12 a 14 de agosto o curso de Ginecologia Básica e Inseminação Artificial em Bovinos. As aulas aconteceram no Hospital Veterinário São Francisco e Fazenda Escola da IDEAU.
Na capacitação, ministrada pelo professor e médico veterinário Evandro Kurtz e pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária, unidade de Passo Fundo, Gabriela Bueno Luz, foram apresentadas aulas teóricas e práticas sobre inseminação artificial em bovinos, protocolos de inseminação artificial em tempo fixo, noções básicas de anatomia, fisiologia e endocrinologia reprodutiva, conhecimento das estruturas reprodutivas em peças anatômicas e posteriormente nos animais, conhecimento dos materiais necessários e utilizados na rotina de inseminação e dos cuidados do manejo com os animais.
A coordenadora do curso ressalta que o interesse dos acadêmicos em se capacitar e dos produtores em encontrar profissionais qualificados é crescente, sendo assim, a Instituição se propõe a atender essas demandas. “A infraestrutura do nosso Hospital Veterinário e da nossa Fazenda Escola potencializam a realização de projetos como este, aliada ao comprometimento da Instituição em fornecer ensino teórico e prático de alto nível e qualidade. Na área animal temos muitos projetos que podemos e pretendemos ofertar para qualificar ainda mais nossos alunos, produtores e técnicos da região”, explica Gabriela.
Acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia da IDEAU, estudantes de Zootecnia do IFRS e Técnicos Agropecuários participaram do curso. É importante ressaltar ainda que todos os animais utilizados nas aulas são destinados para a produção, e não somente usados para o ensino, o que aproxima o aluno da realidade no campo.