Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Fantoches e Imaginação no Curso de Pedagogia IDEAU
Tendo em vista que a criança precisa passar pelos estágios mais simples da dramatização, para que depois possa atuar. As primeiras dramatizações devem ser expressões espontâneas ou imitações. A dramatização desperta e educa, fazendo com que a criança trabalhe com sua imaginação e espírito criador, estimula a auto expressão, desenvolve a linguagem oral e gestual, ao mesmo tempo em que utiliza o corpo como forma de expressão. Muitos recursos podem ser utilizados para dinamizar e fazer da dramatização uma brincadeira prazerosa, e uma delas é o fantoche. Através dos fantoches o educador tem o mundo nas mãos. O fantoche desenvolve a inteligência, a atenção, a observação, o pensamento, a linguagem oral, a habilidade, a imaginação, a criatividade e muito a fantasia das crianças. Com o fantoche é possível contar historias, imaginar, criar e sonhar.
Foi nesse espírito que acadêmicas do curso de Pedagogia, nível V, da Faculdade IDEAU, nas aulas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Artes, com a Prof. Marvone A. Spilmann realizaram o trabalho de fantoche e dramatização. Mostrando a graça e a poesia, através dos gestos e da voz dada aos fantoches, fontes inesgotáveis de criação artística, de trabalho em conjunto e de educação para as crianças.