Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Futuros agrônomos constroem protótipos de barragens e bacias hidrográficas
Os acadêmicos do VI nível de Agronomia, da Faculdade IDEAU- Passo Fundo, construíram na última semana protótipos de barragens de terra e bacias hidrográficas usados no meio agrícola, na disciplina de Hidráulica, Hidrologia e Bacias Hidrográficas, com o objetivo de compreender o funcionamento desses espaços. A atividade foi orientada pela professora Fabiola Stockmans De Nardi.
No laboratório de Fitoquímica e Fitopatologia, os estudantes puderam colocar na prática os conceitos previamente estudados. Para a produção dos protótipos foram utilizados materiais como pedra, areia, argila, terra e cimento, sendo que na construção de cada modelo foram usados diferentes utensílios de embasamento, núcleos e enrocamentos, bem como diferentes camadas superiores dos taludes, a fim de observar a funcionalidade e resistência dos produtos em relação à pressão da água.
No primeiro momento, foi realizado o dimensionamento das estruturas e a separação dos materiais. Posteriormente, foram usadas britas para simular a parte rochosa do solo e uma camada de areia/brita fina para representar o solo, iniciando, assim, a construção das barragens. Nessa estrutura foi aberto uma trincheira transversal ao curso da água, tendo a base compactada com brita fina, concreto, argila e/ou areia, iniciando também a construção do núcleo de barragens e seus taludes, finalizando com a adição dos vertedouros de serviço.
“Ao realizar tais protótipos os estudantes são instigados não apenas a reproduzir as estruturas hidráulicas corriqueiramente utilizadas nos sistemas agrícolas, mas também visualizar o funcionamento, propor soluções ao verificar possíveis falhas, compreender o porquê das técnicas e materiais utilizados na construção dessas estruturas”, explica Fabiola. Ao todo foram feitos três protótipos diferentes.