Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Horta-escola da Faculdade IDEAU integra ensino prático e solidariedade
A metodologia de ensino oferecida pela Faculdade IDEAU desafia o estudante a ser o protagonista do próprio conhecimento. Por isso, no curso de Agronomia, o foco no processo de ensino-aprendizagem é para que o acadêmico torne-se o ator principal da ação por meio do planejamento, implementação, condução e manejo de cultivos.
Um dos espaços que permite a vivência prática dos conteúdos teóricos ministrados em diversas disciplinas do curso é a horta-escola, inaugurada em 2018, e que fica localizada em anexo ao estacionamento da Instituição. Para melhor aproveitamento, o espaço conta com sistema de irrigação por gotejamento automatizado e iluminação, facilitando as aulas noturnas e o acompanhamento diário das espécies implantadas.
A horta-escola torna-se também mais uma alternativa para o desenvolvimento dos Projetos de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP), onde os acadêmicos são responsáveis por cultivar e conduzir as espécies trabalhadas no semestre, e ainda desenvolver o papel social com a comunidade, por meio do fornecimento de hortaliças e mudas às entidades beneficentes do município.
Gustavo Poletto da Luz, aluno do primeiro nível, destaca a importância desses espaços para o desenvolvimento do conhecimento. “A horta da instituição é uma forma de adquirirmos experiência na prática, para que ao longo dos cinco anos, desenvolvemos habilidades e competências para realizar não somente a parte teórica, mas a prática em si, encaixando-se facilmente no mercado de trabalho”, declara.
Nesse sentido, a colega de curso, Emily Morais, também ressalta o quão significativo é o desenvolvimento do PATP, que vai ao encontro da prática profissional e a aproximação com a iniciação científica. “É importante para o nosso desenvolvimento. Vai agregar conhecimentos práticos e teóricos não só no ambiente escolar, como também para o ambiente profissional”, concluiu.
A professora Fabiola Stockmans de Nardi, que trabalha com a disciplina de Horticultura, afirma que “a prática garante que os acadêmicos tomem decisões de maneira rápida e assertiva quando entrarem no mercado de trabalho”, por isso o desenvolvimento de metodologias ativas torna-se indispensável da formação acadêmica dos discentes.