Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
IDEAU participa mais uma vez do Dia do Desafio
Muito mais do que uma competição entre cidades de mesmo porte, a fim de verificar qual delas mobiliza o maior número de pessoas em torno do evento, o Dia do Desafio propõe-se a ser um estímulo à participação, à integração social, à criatividade, à liderança, ao espírito comunitário, à cooperação e à conscientização quanto aos benefícios do exercício físico. Neste ano Getúlio Vargas competiu com Mocomoco, na Bolívia. Na IDEAU as atividades aconteceram nos Campus I e II. A contagem dos pontos aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf.
Os acadêmicos do Curso de Educação Física contaram com o envolvimento das turmas Níveis I, III e VII, bem como dos demais cursos da Instituição. Foram desenvolvidas atividades rítmicas e recreativas com os acadêmicos, professores e funcionários do Campus I e Campus II, onde os acadêmicos do Curso de Educação Física Nível V atuaram como organizadores e monitores. As atividades realizadas foram: um aquecimento de mobilidade geral utilizando o ritmo latino; uma coreografia recreativa em ritmo latino; e uma dança de salão. Os estilos musicais, bem como as músicas e movimentos constitutivos das coreografias foram da escolha dos próprios acadêmicos. O elemento motivador principal foi a música.
Além de oportunizar aos acadêmicos do Curso de Educação Física a vivência de orientar um grande número de pessoas na prática de atividades físicas e contribuir para o desenvolvimento da cooperação entre a turma Nível V, o envolvimento no Dia do Desafio 2012 colaborou no sentido de conscientizar os futuros profissionais da área, acerca do verdadeiro papel da Educação Física a nível comunitário, isto é, a promoção da saúde e do bem-estar.
Vale salientar que, durante os turnos da manhã e tarde, alguns acadêmicos do curso, nos municípios em que residem ou em lugares próximos, os quais dispunham de tempo, orientaram atividades físicas e recreativas em diversas escolas, instituições, estabelecimentos comerciais e públicos das comunidades, o que veio a enriquecer ainda mais o projeto.
A organização do projeto foi realizada pelos acadêmicos da turma Nível V e pela professora Mônica Telli Moreno da Silva, acompanhada pelos docentes do Curso de Educação Física e acadêmicos das turmas Níveis I, III e VII. “Os resultados do projeto foram satisfatórios, pois, além dos objetivos alcançados, constatou-se a excelente capacidade de organização, mobilização e cooperação que a turma envolvida demonstrou”, disse Mônica Telli Moreno da Silva, coordenadora do Curso de Educação Física. “Outro aspecto relevante foi a participação das demais turmas do curso de Educação Física e dos diversos cursos da Instituição, onde a interação ocorreu de forma saudável e motivante”, concluiu a coordenadora.