Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Soluções Criativas, música e descontração marcou a abertura da Semana Acadêmica da Faculdade IDEAU
Teve início na noite desta segunda feira 01, no Ginásio de Esportes do Campus II a Semana Acadêmica IDEAU com o tema “Interação entre Instituição de Ensino e Mercado de Trabalho”. A palestra de abertura o Workshow “Soluções Criativas” com Thedy Correa, vocalista da Banda Nenhum de Nós, contagiou o público de acadêmicos e comunidade em geral que marcaram presença.
“Para inovar você precisa conhecer o mercado em que trabalha e estar aberto ao novo”. Na frase anterior, o músico, escritor e apresentador de televisão Thedy Corrêa, se referia a exemplos de carreiras de ídolos da música mundial, ao mesmo tempo em que fazia uma analogia entre o funcionamento de uma banda e o de uma empresa.
Durante a palestra “Soluções Criativas”, Thedy afirmou que o profissional de qualquer área precisa buscar ir além. “A formação que nós temos talvez todos tenham. Mas o aperfeiçoamento é o que vai fazer a diferença” afirmou. Saber reconhecer a capacidade alheia também seria um dos caminhos para o sucesso. “Às vezes temos tanta fé no nosso conhecimento que não enxergamos a possibilidade de aprendermos com os outros”. Ele citou como exemplo, o caso da escritora J.K. Rowling, criadora da série mundialmente conhecida Harry Potter. “Nove editores reconhecidos se negaram a publicar o livro. Um deles viu potencial nele, inclusive para se transformar em filme. Este editor está com uma tarja na testa escrito sucesso. Os outros nove não”, analisou.
Thedy também propôs alguns exercícios ao público. Um deles foi observar o tipo de empresas em que trabalham ou conhecem, levando em consideração a analogia com gêneros musicais. Empresa Erudita (a exemplo de uma orquestra, tem muitas pessoas, os projetos seguem padrões rígidos e se privilegia mais a formação que a prática); Samba (privilegia o ritmo do trabalho, usa o famoso ‘jeitinho’ e apesar de parecer desorganizada, as coisas funcionam); Rock (empresa privilegia a atitude, garra e iniciativa e é focada na inovação, mas como todos têm muita atitude, é preciso saber gerir possíveis ‘egos inflados’); Folclórica (focada na tradição, tudo funciona exatamente da mesma maneira há muitos anos. Os processos são rígidos e atendem a um público tradicional, que não gosta de mudanças) e Trash (todos gritam e pouca coisa funciona).
Em outro exercício, Thedy comparou a equipe das empresas aos componentes de uma banda. O baterista é o que mantém tudo dentro do ideal. O baixista ajuda a dar o ritmo. O guitarrista é aquele que sofre e parece que não faz nada, mas na hora sempre mostra serviço. O tecladista é aquele que ajuda o guitarrista e segura a base.
O vocalista é o porta-voz e precisa do trabalho de cada um para fazer o seu. Para dar certo, todos precisam estar fechados na mesma ideia, ter convicção”, afirmou Thedy.
Nos dias 2,3 e 4 estarão sendo realizadas palestras específicas de cada curso e na sexta-feira, 5, para finalizar a semana de palestras Teatro “Primeiro as Damas 2”.